domingo, 18 de janeiro de 2009

«Singularidades de uma rapariga loura» estreia-se no Festival de Berlim

O último filme de Manoel de Oliveira, Singularidades de uma rapariga loura, passará em estreia mundial na 59.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, anunciou hoje a organização do certame
O realizador português assistirá em Berlim à estreia do filme, no Cinema Paris, na Kurfuerstendamm, famosa avenida da parte ocidental da cidade, em dia ainda a programar, disse a porta-voz do festival, Frauke Greiner.
Singularidades de Uma Rapariga Loura foi seleccionado para para a secção Berlinale Special, onde passam extra-concurso novas obras de realizadores contemporâneos que se caracterizam por serem pouco convencionais.
Com a escolha para esta secção, a Berlinale, que decorre entre 05 e 15 de Fevereiro, pretende assim «fazer uma homenagem especial» aos realizadores em causa e dar-lhes a oportunidade de apresentar pessoalmente os seus filmes, lê-se num comunicado de imprensa divulgado hoje.
Além de Singularidades de Uma Rapariga Loura, produção luso-francesa baseada num conto de Eça de Queirós e protagonizado por Ricardo Trêpa, Catarina Wallenstein e Carlos Santos, serão exibidos mais 12 filmes na secção Berlinale Special, oito dos quais em estreia mundial.
A selecção inclui, nomeaamente, Adam Resurrected, de Paul Schrader, com Willem Dafoe, Bellamy, de Claude Chabrol, com Gérard Depardieu, Terra Madre de Ermanno Olmi, e Effi Briest, da alemã Hermine Huntgeburth, com Julia Jensch.
Foram também já anunciados esta semana 25 dos 26 filmes seleccionados para a principal secção da Berlinale, a Competição, oito dos quais serão exibidos extra-concurso.
A película que falta para completar esta secção será anunciada em conferência de imprensa em Berlim, a 27 de Janeiro.
Ao longo do 59.º Festival de Berlim, considerado um dos três maiores do mundo, a par dos seus congéneres de Cannes e de Veneza, serão exibidos cerca de 800 filmes nas várias secções, seleccionados entre quase seis mil obras visionadas pela equipa chefiada pelo director Dieter Kosslick.
Lusa/SOL

Sem comentários: