segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Música para se sentar em Sta. Maria da Feira

Os regressos de Josh Rouse e Howie Gelb e a estreia da cantora espanhola Russian Red marcam o Festival para Gente Sentada, que Santa Maria da Feira acolhe nos dias 13 e 14 de Fevereiro, anunciou a organização.
Desde que aconteceu pela primeira vez, em 2004, este festival de Inverno pretende mostrar, sempre no Cine-Teatro António Lamoso, projectos da área do folk e do pop/rock alternativo.
Por lá, passaram já nomes como Sufjan Stevens, Devendra Banhart, Patrick Wolf, Sondre Lerche e Rosie Thomas.
No próximo dia 13, actuam os norte-americanos Giant Sand, banda liderada por Howie Gelb, que lançou, em Novembro passado, o álbum "proVISIONS", gravado na Dinamarca, com a participação de Isobell Campbell (que integrou os Belle & Sebastian) e Neko Case, entre outros.
No mesmo dia, sobe ao palco o músico norte-americano Chris Eckman, fundador e compositor dos Walkabouts (com quem já actuou em Portugal), que apresenta, a solo, o álbum "Last side of the mountain", gravado em Lubliana, onde vive actualmente.
Em estreia em Portugal, Chuck Prophet mostrará, também a 13 de Fevereiro, a sua própria visão do folk/rock americano, digerido em oito álbuns a solo, o mais recente dos quais "Sopa and water", depois de ter integrado os Green on Red.
No dia 14 de Fevereiro, somam-se as actuações de Josh Rouse, norte-americano baseado em Espanha, já bastante conhecido do público português, e da cantora espanhola Lourdes Hernandez, baptizada na música como Russian Red e que encontra inspiração em Feist, Wilco ou Conor Oberst, atmbém líder dos Bright Eyes.
O único artista português do cartaz deste ano é Manel Cruz, que, no ano passado, se lançou no projecto a solo Foge Foge Bandido, depois de ter deixado assinatura nos Ornatos Violeta, Pluto e Supernada, e que actua no segundo dia do Festival para Gente Sentada.
Os bilhetes já estão à venda e, para os dois dias, custam 27 euros, enquanto para um único dia custam 18.
As entradas podem ser adquiridas na ticketline, nas lojas Fnac e no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira.

Sem comentários: