domingo, 18 de janeiro de 2009

Maria João Vaz vence Prémio Alberto Sampaio 2008 com trabalho sobre crime em Lisboa

A investigadora Maria João Vaz venceu a edição de 2008 do Prémio de História Alberto Sampaio, com a obra A criminalidade em Lisboa entre meados do século XIX e o início do século XX

O prémio, instituído pela Sociedade Martins Sarmento (SMS) e pelas Câmaras Municipais de Guimarães e Vila Nova de Famalicão, destina-se a distinguir trabalhos de investigação que abordem temáticas relacionadas com a História económica e social de Portugal.
O júri, constituído pelos professores Norberto Cunha, da Universidade do Minho, José Amado Mendes, da Universidade de Coimbra, e José Manuel Tengarrinha, da Universidade de Lisboa, atribuiu o prémio por unanimidade.
Maria João Vaz desenvolve a sua investigação no campo da História Social Contemporânea, dedicando-se em particular às questões relacionadas com a história da justiça, da marginalidade e do controlo social.
É mestre em História Social contemporânea, com uma dissertação sobre o Crime e Sociedade em Portugal na Segunda Metade do Século XIX, e doutorada em História Moderna e Contemporânea, com a tese A Criminalidade em Lisboa entre meados do século XIX e o início do século XX, a obra agora galardoada com o Prémio de História Alberto Sampaio.
A obra premiada parte da noção de que o crime é uma construção social e um conceito historicamente determinado, apresentando um estudo sobre a criminalidade em Lisboa, num contexto social em mudança acelerada e num período em que este problema ganha importância crescente devido ao seu aumento permanente.
A evolução da criminalidade em Lisboa ao longo da segunda metade do século XIX e início do século XX, a tipologia dos delitos mais praticados, o perfil social dos criminosos, o funcionamento da justiça penal, a espacialidade e a temporalidade do crime são os temas abordados na obra.
O Prémio será entregue em sessão pública no sábado, no salão Nobre da SMS, em Guimarães, pelas 21:30.
A cerimónia incluirá um Concerto de Ano Novo, organizado em parceria com a Sociedade Musical de Guimarães, em que actuará o Quarteto de Clarinetes de Braga.
Lusa/SOL

Sem comentários: