quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Artes: Paganismo e cristianismo cruzam-se em exposição luso-brasileira em Valência




Valência, Espanha, 26 Fev (Lusa) -- As propostas idealistas, pagãs e cristãs do português Albuquerque Mendes e do brasileiro Nelson Leirner integram uma nova mostra que estará patente a partir de hoje no Instituto Valenciano de Arte Moderna em Valência, IVAM (Espanha).
A mostra "Caminho de Santos", que poderá ser vista até 26 de Abril, pretende, segundo uma nota do IVAM, promover o diálogo intercultural latino-americano, com obras de pintura e escultura dos dois continentes.
Cerca de uma centena de desenhos, figuras em miniatura, camiões e barcos de madeira, retratos de santos e filas de pratos sucedem-se nas salas da exposição, "questionando o sentido, as normas e o alcance dos rituais".
Para a directora do IVAM, Consuelo Ciscar, a exposição "apela à ideia do desfile e das procissões como fio condutor do cruzamento de histórias e de cultural entre a América e a Europa".
Isabel Durán, comissária da exposição, referiu que a obra de Leirner e de Mendes permite "estabelecer um diálogo entre duas culturas irmãs e entre duas formas de entender a transcendência da vida".
O que propõe a exposição, explicou, é criar um "tapete plástico, tecido a quatro mãos e com uma série de histórias que se cruzam".
Definindo o seu companheiro de exposição como um "criador pagão e supersticioso", Albuquerque Mendes definiu-se a si próprio como "um cristão que faz da religião o centro de tudo".
ASP.
Lusa/Fim

Albuquerque Mendes (Trancoso, 1953) é um dos mais conhecidos pintores portugueses da década de 1970 e inícios de 80.
O artista trocou os estudos de Engenharia Civil pelo curso de Artes Plásticas na Universidade de Coimbra. Imediatamente após a Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1975, Albuquerque Mendes passou a integrar o Grupo Puzzle, com uma assinalável prática de intervenções públicas, organização de festivais de performance em vários pontos do país, aliada à proposta de uma pintura de fragmentos, realizada individualmente, e que depois passava a ser grupal.
Albuquerque ocupa um lugar histórico e singular nas artes portuguesas, e ganhou notoriedade em 1977, durante o congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte, em Lisboa, quando o crítico e cineasta José Ernesto de Sousa organizou a mostra “Alternativa Zero”, de grande importância no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX.
Na década de 70 surge a primeira performance/ritual em Portugal realizada por Albuquerque Mendes. O artista ganhou grande visibilidade internacional com suas performances, tendo participado em alguns dos mais importantes festivais do género, como na França, no Centro Georges Pompidou, em Paris, e no Simpósio de Lyon, Alemanha, Países Baixos, ao lado de artistas como Joseph Beuys, Wolf Vostell ou Orlan.
Em Novembro de 2001, na Fundação de Serralves realizou a primeira exposição antológica do artista: “Confesso”, com organização de João Fernandes, curador da instituição. Em 2000, realizou a exposição "Lágrimas", na Galeria Anna Maria Niemeyer, no Rio de Janeiro.
Em Portugal, junto com Gerardo Burmester, Albuquerque Mendes fundou a Associação Arte Espaço Lusitano com o objectivo de divulgar a arte portuguesa. O espaço mostra importantes exposições, sempre aliadas a um valor performático, como "Os retratos de Marcel Duchamp" e "Os Frequentadores do Cabaret Voltaire".

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PSP apreendeu livro de pintura por considerar capa pornográfica




A PSP de Braga apreendeu, esta segunda-feira numa feira de livros de saldo, alguns exemplares de um livro sobre pintura considerando que o quadro reproduzido na capa, do pintor Gustave Courbet, é pornográfico, disse fonte da empresa livreira.


Estas coisas só acontecem mesmo neste país!!!!!
António Lopes adiantou que os três agentes policiais elaboraram um auto no qual afirmam terem apreendido os livros por terem imagens pornográficas expostas publicamente.
O quadro do pintor oitocentista - tido como fundador do realismo em pintura - expõe as coxas e o sexo de uma mulher, sendo, por isso, a sua obra mais conhecida.
Pintado em 1866, está exposto no Museu D'Orsay em Paris.
Em declarações à Lusa, António Lopes manifestou-se "indignado" com a atitude da PSP: "isto é uma vergonha, um atentado à liberdade", afirmou.
O empresário é um dos sócios da distribuidora 'Inovação à Leitura', de Braga, organizadora da Feira do Livro em Saldo e Últimas Edições, que está a decorrer, até ao dia 8 de Março, na Praça da República - vulgo Arcada - no centro de Braga.
Segundo os especialistas, Gustave Courbet era já um pintor "conhecido em França pela sua destreza técnica mas sobretudo pela sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade burguesa, que não perdia ocasião de afrontar".
Courbet, um socialista convicto, ao representar frontalmente as coxas e o sexo de uma mulher, com o quadro "A Origem do Mundo" abalou profundamente o meio artístico, tendo a sua exposição pública sido proibida na época.



Quadro que deu origem à polémica apreensão "A origem do mundo"

Quem é Gustave Courbet?

Gustave Courbet (Ornans, 10 de Junho de 1819La-Tour-de-Peilz, 31 de Dezembro de 1877) foi um pintor anarquista francês pertencente à escola realista. Foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e marítimas onde o romantismo e idealização da altura são substituídos por uma representação da realidade fruto de observação directa. Esta busca da verdade é transposta para a tela em pinceladas espontaneas que não deixam de lado os aspectos menos estéticos do que é observado.
Courbet nasceu numa família de proprietários de terra de Besançon, na França. Depois de freqüentar um colégio na mesma cidade, começou a ter aulas de pintura e iniciou seus estudos de direito em Paris. Finalmente decidiu estudar desenho e pintura por iniciativa própria, copiando os grandes mestres no Louvre, principalmente Hals e Velázquez. Suas primeiras obras foram uma série de auto-retratos. Em 1844 expôs pela primeira vez no Salão de Paris e dois anos mais tarde apresentou os quadros Enterro em Ornans e O Ateliê do Artista, que lhe custaram críticas severas e a recusa do Salão de Paris devido aos seus temas demasiadamente prosaicos. Courbet não se deu por vencido e construiu um pavilhão perto do Salão, onde expôs quarenta e quatro de suas obras, que chamou de realista, fundando assim esse movimento.
O público não viu com satisfação essa nova estética das classes trabalhadoras. Courbet, enquanto isso, se reunia para compartilhar opiniões com seus amigos, entre eles o pintor e notável teórico anarquista Proudhon, o escritor Baudelaire e o irônico caricaturista Daumier.
Já se discutiu muito sobre os motivos que teriam levado Courbet a escolher os trabalhadores como tema. De fato, os homens de seus quadros não expressam nenhuma emoção e mais parecem parte de uma paisagem do que seus personagens. Courbet se manteve, nesta etapa realista, muito longe do colorismo romântico, aproximando-se, em compensação, do realismo tenebroso espanhol do barroco, com uma profusão de pretos, ocres e marrons, banhados por uma pátina cinza. Comprova-se isto no seu quadro mais importante, O Ateliê do Artista (1855), em que manifestou sua desaprovação em relação à sociedade.
Por volta de 1850, o realismo de Courbet foi se apagando e deu lugar a uma pintura de formas voluptuosas e conteúdo erótico, de figuras femininas no estilo de Ingres, mas mais descarnadas. A elas seguiu-se uma série de naturezas-mortas, quadros de caça e paisagens marinhas que confirmaram sua capacidade criativa e técnica impecável. Por volta de 1870, Courbet foi acusado de ter destruído uma coluna da praça Vendôme, o que levou o pintor a se mudar para Viena. Em Paris, suas obras foram rejeitadas, e o ateliê do artista foi leiloado para pagar a restauração da coluna.


Português entre os semi-finalistas da Orquestra Sinfónica do YouTube



21h59m
O violinista Tiago Santos é o único semi-finalista português entre os três mil músicos de 70 países que prestaram provas para a Orquestra Sinfónica do YouTube, que estreia a 15 de Abril, no Carnegie Hall de Nova Iorque.
No site do Youtube pode ler-se o objectivo do projecto: "Convidámos músicos profissionais e amadores de todas as idades, residência e instrumento a participarem na audição para a Orquestra Sinfónica do YouTube, submetendo um vídeo com a interpretação de uma nova peça, escrita para a ocasião pelo reputado compositor chinês Tan Dun".
Tiago Santos tem 20 anos, frequenta o terceiro ano da Licenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco e concorreu à audição virtual do YouTube com três colegas de curso.
Todos gravaram o vídeo executando a peça obrigatória de Tan Dun (que assinou as bandas sonoras dos filmes "O Tigre e o Dragão" e "Herói") mas só Tiago Santos passou à segunda fase do processo.
"Como aí já nos permitiam escolher entre várias alternativas", conta o violinista, "optei por um excerto da Sinfonia nº 4 de Brahms e estava muito à vontade, porque, a nível de ouvido, era fácil de memorizar".
Foi esse vídeo que esteve em votação até domingo, numa página do YouTube que Tiago Santos divulgou "por toda a gente conhecida", com a ajuda de amigos e professores.
Augusto Trindade, docente na ESART e na Academia de Música de Paços de Brandão, envolveu-se nessa "campanha de apoio" porque considera o projecto do YouTube "muito interessante, enquanto iniciativa global que associa as novas tecnologias à arte, usando a música como veículo condutor".
Quanto à importância dos votos, relativiza: "O Tiago tem uma média de cinco estrelas, enquanto a maioria dos outros semi-finalistas tem de quatro ou quatro e meia, mas o que vai pesar mesmo, para o júri, é a qualidade técnica dos candidatos".
"Todos são realmente muito bons", reconhece o professor "mas o Tiago pode ter-se distinguido pela sua postura, pela forma como segura o instrumento e pega no arco".
"É um aluno muito trabalhador, o que se reflecte na sua performance, e também tem a característica de ser modesto, o que acho uma coisa boa", continua.
Tiago Santos é de Ovar, pratica violino "quatro a cinco horas por dia" e dá aulas na Academia de Música de Paços de Brandão.
Integra as orquestras sinfónicas da ESART e da Póvoa de Varzim, e é violinista de reserva na Orquestra de Jovens da União Europeia.
Aos diversos naipes da Orquestra Sinfónica do YouTube candidataram-se cerca de três mil músicos de 70 países, nomeadamente o Cazaquistão, a Mauritânia, a Eritreia e o Vietname.
O YouTube teve em votação os vídeos de 200 semi-finalistas, que estão agora a ser avaliados por um júri composto por elementos "das mais reputadas orquestras do mundo".
Os resultados são divulgados a 2 de Março e os vencedores têm asseguradas as despesas de deslocação e estadia em Nova Iorque.
O concerto de estreia, no Carnegie Hall, será dirigido pelo maestro Michael Tilson Thomas, da Orquestra Sinfónica de S. Francisco.