domingo, 18 de janeiro de 2009

Cinema: Ciclo de debates sobre "A Valsa com Bashir" aborda conflito no Médio Oriente

2009-01-14
Lisboa, 14 Jan (Lusa) - O filme "A Valsa com Bashir", de Ari Folman, será o ponto de partida para um ciclo debates, no cinema King, em Lisboa, em torno do cinema de animação e do conflito no Médio Oriente.
Os debates realizam-se nos dias 16, 23 e 30 de Janeiro e são organizados pela distribuidora Atalanta Filmes e pela edição portuguesa do jornal Le Monde diplomatique.
O tema deste filme de animação é um episódio, recordado por um soldado israelita, passado em 1982 na guerra do Líbano - os massacres de Sabra e Chatila.
"No contexto da actual guerra em Gaza, o filme adquire uma actualidade que exige e ao mesmo tempo excede a compreensão do contexto histórico a que se refere, permitindo um conjunto de reflexões, paralelismos e perspectivas de futuro para um conflito cuja resolução continua a ser tragicamente adiada", refere um texto da organização.
Os debates vão incidir sobre a contextualização histórica do conflito, a guerra e o stress pós-traumático, o trabalho de memória e os usos do cinema de animação, entre ficção e documentário.
O primeiro debate, na próxima sexta-feira, intitula-se "A primeira guerra do Líbano: Israel e os massacres de Sabra e Chatila" e vai reunir António Eloy, da Amnistia Internacional e os jornalistas José Goulão e Lumena Raposo.
Na sexta-feira seguinte, dia 23, o psiquiatra Afonso Albuquerque e o historiador António Louçã participam na discussão sobre "O trabalho de memória e os traumatismos do pós-guerra".
A realizadora Regina Pessoa, autora do premiado filme de animação "História Trágica com Final Feliz", participa no último debate, subordinado ao tema "A utilização do cinema de animação".
"A Valsa com Bashir" recebeu esta semana um Globo de Ouro e é candidato à nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, tendo recebido em Novembro o prémio de melhor filme estrangeiro nos British Independent Film Awards.
EO.
Lusa/fim

Sem comentários: