domingo, 18 de janeiro de 2009

Nadir Afonso defende a sua teoria da arte

O artista Nadir Afonso espera que a Fundação que a Câmara de Chaves vai construir em sua homenagem consiga o que ele não conseguiu "toda a vida": impor a sua teoria da arte. "Nunca ligaram", disse, na apresentação do projecto, de Siza Vieira.
"Ok, Álvaro [Siza Vieira]. Só falta contar a história da fundação. Se me dão licença...", foi assim que, anteontem, à noite, Nadir Afonso, "cansado por não andar a dormir nada", antecipou o seu discurso na apresentação pública do projecto de arquitectura da fundação, que, pelas contas da autarquia, deverá ser inaugurada em 2010.
Neste momento, a Câmara Municipal de Chaves aguarda decisão em termos de financiamento. Detentor da palavra, Nadir Afonso começou a contar a sua própria história. "Dizem que já pintava aos quatro anos. Bem, mas não me posso responsabilizar por isto porque não me lembro", disse.
Foi apenas a primeira explosão de gargalhadas e de palmas da plateia. O público voltou ao rubro, quando Nadir Afonso posou para um fotógrafo, que se contorcia para obter o melhor plano.
"Tenho que fazer um esforço para ser sério", justificava Nadir Afonso, depois de ter voltado a pôr toda a gente a rir ao explicar porque lhe custava discursar sentado: "Posso morrer e ao menos que morra de pé".
Mas há um momento em Nadir Afonso fala muito a sério. Quando fala sobre o que lhe levou "toda a vida" a descobrir: que a essência da obra de arte está na sua "dimensão matemática e geométrica".
O pintor espera, por isso, que a fundação que levará o seu nome seja um espaço que acolha seguidores da teoria a que "99 por cento das pessoas nunca ligou".

Sem comentários: