sábado, 7 de fevereiro de 2009

Quero uma casa no campo


Casa No Campo http://www.youtube.com/watch?v=OITefBHuEkk
Elis Regina
Composição: Zé Rodrix e Tavito

Eu quero uma casa no campo



Onde eu possa compor muitos rocks rurais


E tenha somente a certeza


Dos amigos do peito e nada mais


Eu quero uma casa no campo


Onde eu possa ficar no tamanho da paz


E tenha somente a certeza


Dos limites do corpo e nada mais


Eu quero carneiros e cabras pastando solenes


No meu jardim


Eu quero o silêncio das línguas cansadas


Eu quero a esperança de óculos


Meu filho de cuca legal


Eu quero plantar e colher com a mão


A pimenta e o sal


Eu quero uma casa no campo


Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé


Onde eu possa plantar meus amigos


Meus discos e livros


E nada mais

Mendelssohn deixou legado musical de referência

Retrato de Mendelssohn por the English miniaturist James Warren Childe (1778-1862), 1839



Para a Europa e para o mundo, o alemão Frederick Mendelssohn deixou um legado musical de referência.
O compositor foi uma das figuras maiores do Romantismo, nasceu há precisamente 200 anos e ainda hoje é recordado, sobretudo por uma peça em particular: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohn

(3 de fevereiro de 18094 de novembro de 1847) foi um compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, cerca de 100 Lieder, e os oratórios São Paulo e Elijah entre outros.
Mendelssohn nasceu em Hamburgo, Alemanha, filho de um banqueiro, Abraham Mendelssohn, e de Lea Salomon , neto do filósofo Judaico-alemão Moses Mendelssohn, nasceu de uma família judia notável, mais tarde convertida ao cristianismo. Começou a compôr aos nove anos. (mais tarde mudou seu sobrenome para Mendelssohn Bartholdy).
Felix cresceu num ambiente de intensa efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha foram visitas frequentes da sua família na casa em Berlim, incluindo a Wilhelm von Humboldt e Alexander von Humboldt. Sua irmã Rebecca casou com o grande matemático belga Lejeune Dirichlet.
Abraão renunciou a religião judaica. A família mudou-se para Berlim em 1811. Abraão e Lea tentam dar a Felix Mendelssohn, a seu irmão Paul, e as suas irmãs Fanny e Rebeca, a melhor educação possível. Sua irmã Fanny Mendelssohn (mais tarde, Fanny Hensel), se tornou conhecida pianista e compositora.
Mendelssohn era considerado uma criança prodígio. Começou lições de piano com a sua mãe aos seis anos, acompanhados por Marie Bigot. A partir de 1817, estudou composição com Carl Friedrich Zelter em Berlim. Escreveu e publicou o seu primeiro trabalho, um quarteto com piano, aos treze anos. Mais tarde teve aulas de piano do compositor e virtuoso Ignaz Moscheles, confessou em seu diário que ele tinha muito a ensinar-lhe. Moscheles foi grande colega e amigo ao longo da vida.
Charles Rosen, em seu livro A Geração Romântica deprecia Mendelssohn como "kitsch religioso",[5] essa opinião reflecte um contínuo desprezo pela estética musical por parte de Richard Wagner e seu seguidores.
Na Inglaterra, a reputação de Mendelssohn manteve-se elevada durante muito tempo. A Rainha Victoria demonstrou o seu entusiasmo, quando no Crystal Palace foi construída em 1854, uma estátua de Mendelssohn.

O Café


Porto: "O Café" de Fassbinder estreia no Teatro S. João
Oportunistas, jogadores compulsivos, dependentes de cafeína, cowboys, gangsters, adúlteros e falsários estão, a partir de hoje, no Teatro Nacional S. João.

Estas são os personagens de "O Café", a peça que Rainer Fassbinder escreveu a partir do original de Carlo Goldoni, como explica o encenador Nuno Cardoso.
Uma peça que apresenta também traços de linguagem do século XVIII, memórias de clássicos de Hollywood e alguns clichés do teatro.
"O Café", para ver a partir desta noite e até dia 22 no Teatro Nacional S. João, no Porto.

Carmen Miranda nasceu há 100 anos


Faz, esta segunda-feira, 100 anos que nasceu Maria do Carmo Miranda da Cunha. A mulher que mais tarde viria a adoptar o pseudónimo de Carmen Miranda, nasceu em Aliviada, Marco de Canaveses, e foi primeiro no Brasil, país para onde partira ainda bebé com os pais, e mais tarde nos Estados Unidos, que se tornou uma actriz e cantora muito popular nas décadas de 30, 40 e 50 do século passado, sendo vista como precursora do "tropicalimo".




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Arqueologia: Descoberto navio de guerra britânico do século XVIII



Londres, 02 Fev (Lusa) - A empresa Odyssey descobriu os restos do "HMS Victory", navio de guerra britânico que se afundou no Canal da Mancha em 1744, quando voltava de Espanha, tendo morrido os 1150 tripulantes, noticiou a imprensa inglesa.
O navio que substituiu o "HMS Victory", de modelo semelhante e que recebeu o mesmo nome, foi utilizado pelo almirante britânico Nelson para vencer as forças franco-espanholas na batalha de Trafalgar, em 1805.
"Os investigadores acreditam ter encontrado os restos de um dos mais prestigiados veleiros britânicos de todos os tempos", escreveu o Sunday Times. O primeiro "HMS Victory" tinha 100 canhões de bronze que actualmente podem valer cerca de 22.709 euros cada um, referiu The Observer.
"Sabemos que a Odyssey localizou os restos de um navio de guerra inglês que acreditam serem do 'HMS Victory'", afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa britânico. Se for realmente uma embarcação britânica, estará protegido pela soberania da nação e nenhuma acção com fins comerciais poderá ser feita sem o consentimento oficial do Reino Unido, acrescentou.
O diário espanhol El Pais informou que a empresa americana tomou a precaução de celebrar um acordo com o governo britânico para explorar o Canal da Mancha e partilhar os achados arqueológicos.
CMJ.
Lusa/Fim