segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"O Livro de Ouro de Astérix" quinta-feira em Portugal

O irredutível gaulês completa 50 anos, celebrados na próxima quinta-feira com o lançamento de "O Livro de Ouro de Astérix", assinado por Albert Uderzo. E esse será o principal evento das celebrações: um álbum de 56 páginas com o maior evento festivo preparado para os irredutíveis gauleses.


Seguindo a tradição das bodas de ouro no casamento, os 50 anos de Astérix também terão direito a um Livro de Ouro.
O lançamento será simultâneo em vários países, incluindo Portugal onde será colocado à venda às 00:00 do dia 22, numa operação que decorrerá na Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Aqui a editora responsável pela publicação será mais uma vez a ASA, que sempre publicou a colecção de histórias de Astérix e Obélix.
Em França, a celebração dos 50 anos dos heróis que resistiam ao invasor romano numa aldeia da Gália, envolve um programa de actividades que inclui, por exemplo, a participação da Força Aérea e dos Correios.
René Goscinny (já falecido) e Albert Uderzo deram a conhecer o universo de Astérix a 29 de Outubro de 1959, nas páginas da revista francesa Pilote, e a parceria durou até 1977, ano da morte do argumentista.
A primeira história “Astérix, o Gaulês” foi publicada em 1961 e apresentava um pequeno gaulês loiro de bigode farfalhudo que tinha como grande amigo um gordo ruivo desajeitado e com uma força desmesurada chamado Obélix que carregava menires e adorava comer javalis.
Ambos são habitantes de uma invencível aldeia que resiste às investidas militares dos romanos dirigidos por Júlio César, graças a uma secreta poção mágica inventada pelo druida Panoramix.
Entre as personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda Abraracourcix, o chefe da aldeia, o bardo Assurancetourix e o pequeno cão Ideiafix.

Sem comentários: