sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Temporada de Cravo começa sábado em Óbidos e homenageia Händel

Santuário do Senhor da Pedra é o cenário para os quatro concertos que constituem a Temporada de Cravo de Óbidos que começa sábado e termina a 21 de Novembro

A Temporada de Cravo que se realiza desde 2003, acontecerá pela primeira vez num único espaço da vila estremenha, precisamente onde em 1747 nasceu um dos mais importantes compositores portugueses de música sacra, designadamente para cravo, José Joaquim dos Santos.

«A aposta, este ano, é aumentar o número de espectadores, daí termos optado por um espaço maior», disse à Lusa José Parreira, da organização.
A edição deste ano é dedicada aos 250 anos da morte do compositor barroco alemão George Friedrich Händel (1685-1789).
Logo no concerto inaugural, sábado, às 21h30, João Paulo Janeiro apresenta um programa intitulado Música de Tecla de Händel e as suas influências, interpretando peças do compositor germânico, de Scarlatti, Couperin, Bach e Purcell. José Parreira afirmou que «Óbidos tem dedicado especial atenção ao Cravo, nomeadamente pelo facto de aqui ter nascido José Joaquim dos Santos, e além desta temporada tem apostado na investigação da sua obra, a edição de partituras e de CD com peças suas, mas também em dar apoio a novos cravistas».
O município adquiriu em 2000 um cravo, cópia de um Goemans-Taskin do género franco-flamengo 1764-1783, fabricado pelo italiano Guido Bizzi, que «músicos jovens podem tocar gratuitamente».
Sempre no Santuário do Senhor da Pedra, o segundo concerto da Temporada, com objectivos pedagógicos, acontece dia 7 de Novembro, também às 21h30.

O músico José Carlos Rodrigues interpretará suites para Cravo de Händel, e Jorge Rodrigues fará os comentários.
Tanto o cravista como o comentador estarão trajados com fatos da época de Händel (século XVIII).
No sábado seguinte, Ana Mafalda Castro (cravo) e Bruno Monteiro (violino) interpretam músicas de Händel, Bach e Carlos Seixas.
A Temporada encerra dia 21 com o ensemble La Main Gauche constituído por baixo contínuo, flauta de bisel, violoncelo barroco e contra tenor, que interpretarão peças de Häendel e Bach.
Lusa / SOL

Sem comentários: