segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Português entre os semi-finalistas da Orquestra Sinfónica do YouTube



21h59m
O violinista Tiago Santos é o único semi-finalista português entre os três mil músicos de 70 países que prestaram provas para a Orquestra Sinfónica do YouTube, que estreia a 15 de Abril, no Carnegie Hall de Nova Iorque.
No site do Youtube pode ler-se o objectivo do projecto: "Convidámos músicos profissionais e amadores de todas as idades, residência e instrumento a participarem na audição para a Orquestra Sinfónica do YouTube, submetendo um vídeo com a interpretação de uma nova peça, escrita para a ocasião pelo reputado compositor chinês Tan Dun".
Tiago Santos tem 20 anos, frequenta o terceiro ano da Licenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco e concorreu à audição virtual do YouTube com três colegas de curso.
Todos gravaram o vídeo executando a peça obrigatória de Tan Dun (que assinou as bandas sonoras dos filmes "O Tigre e o Dragão" e "Herói") mas só Tiago Santos passou à segunda fase do processo.
"Como aí já nos permitiam escolher entre várias alternativas", conta o violinista, "optei por um excerto da Sinfonia nº 4 de Brahms e estava muito à vontade, porque, a nível de ouvido, era fácil de memorizar".
Foi esse vídeo que esteve em votação até domingo, numa página do YouTube que Tiago Santos divulgou "por toda a gente conhecida", com a ajuda de amigos e professores.
Augusto Trindade, docente na ESART e na Academia de Música de Paços de Brandão, envolveu-se nessa "campanha de apoio" porque considera o projecto do YouTube "muito interessante, enquanto iniciativa global que associa as novas tecnologias à arte, usando a música como veículo condutor".
Quanto à importância dos votos, relativiza: "O Tiago tem uma média de cinco estrelas, enquanto a maioria dos outros semi-finalistas tem de quatro ou quatro e meia, mas o que vai pesar mesmo, para o júri, é a qualidade técnica dos candidatos".
"Todos são realmente muito bons", reconhece o professor "mas o Tiago pode ter-se distinguido pela sua postura, pela forma como segura o instrumento e pega no arco".
"É um aluno muito trabalhador, o que se reflecte na sua performance, e também tem a característica de ser modesto, o que acho uma coisa boa", continua.
Tiago Santos é de Ovar, pratica violino "quatro a cinco horas por dia" e dá aulas na Academia de Música de Paços de Brandão.
Integra as orquestras sinfónicas da ESART e da Póvoa de Varzim, e é violinista de reserva na Orquestra de Jovens da União Europeia.
Aos diversos naipes da Orquestra Sinfónica do YouTube candidataram-se cerca de três mil músicos de 70 países, nomeadamente o Cazaquistão, a Mauritânia, a Eritreia e o Vietname.
O YouTube teve em votação os vídeos de 200 semi-finalistas, que estão agora a ser avaliados por um júri composto por elementos "das mais reputadas orquestras do mundo".
Os resultados são divulgados a 2 de Março e os vencedores têm asseguradas as despesas de deslocação e estadia em Nova Iorque.
O concerto de estreia, no Carnegie Hall, será dirigido pelo maestro Michael Tilson Thomas, da Orquestra Sinfónica de S. Francisco.

Sem comentários: