segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Arqueologia: Descoberto navio de guerra britânico do século XVIII



Londres, 02 Fev (Lusa) - A empresa Odyssey descobriu os restos do "HMS Victory", navio de guerra britânico que se afundou no Canal da Mancha em 1744, quando voltava de Espanha, tendo morrido os 1150 tripulantes, noticiou a imprensa inglesa.
O navio que substituiu o "HMS Victory", de modelo semelhante e que recebeu o mesmo nome, foi utilizado pelo almirante britânico Nelson para vencer as forças franco-espanholas na batalha de Trafalgar, em 1805.
"Os investigadores acreditam ter encontrado os restos de um dos mais prestigiados veleiros britânicos de todos os tempos", escreveu o Sunday Times. O primeiro "HMS Victory" tinha 100 canhões de bronze que actualmente podem valer cerca de 22.709 euros cada um, referiu The Observer.
"Sabemos que a Odyssey localizou os restos de um navio de guerra inglês que acreditam serem do 'HMS Victory'", afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa britânico. Se for realmente uma embarcação britânica, estará protegido pela soberania da nação e nenhuma acção com fins comerciais poderá ser feita sem o consentimento oficial do Reino Unido, acrescentou.
O diário espanhol El Pais informou que a empresa americana tomou a precaução de celebrar um acordo com o governo britânico para explorar o Canal da Mancha e partilhar os achados arqueológicos.
CMJ.
Lusa/Fim

Sem comentários: