terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Manoel de Oliveira agraciado com Berlinale Kamera do Festival de Berlim


Berlim, 27 Jan (Lusa) -- Manoel de Oliveira vai ser agraciado, a 10 de Fevereiro, com a Berlinale Kamera do Festival Internacional de Cinema de Berlim, galardão que distingue personalidades ou instituições estreitamente ligadas a este certame, foi hoje anunciado.
O director do festival, Dieter Kosslick, começou por dizer hoje na conferência de imprensa da Berlinale que este ano seria atribuída mais uma Berlinale Kamera, mas que ainda era surpresa, remetendo os jornalistas para um posterior comunicado.
Kosslick acabou, no entanto, por desvendar o segredo de forma curiosa, ao anunciar que "se trata de uma homenagem só para realizadores com mais de 100 anos", excluindo assim outros eventuais candidatos.
A homenagem a Manoel de Oliveira será a 10 de Fevereiro, às 21H45, no Cinema Paris, na famosa avenida Kurfuerstendamm, em Berlim, a anteceder a exibição da sua última obra, "Singularidades de uma rapariga loura"em estreia mundial.
A presença do realizador português na cerimónia já tinha sido confirmada à Lusa anteriormente pela porta-voz do festival, Frauke Greiner.
"Singularidades de Uma Rapariga Loura" foi seleccionado para para a secção Berlinale Special, onde passam extra-concurso novas obras de realizadores contemporâneos que se caracterizam pela sua inconvencionalidade.
Trata-se do único filme português seleccionado este ano para a Berlinale, entre as 386 obras que passarão no festival entre 05 e 15 de Fevereiro, em diversas secções.
Claude Chabrol, que há 50 anos ganhou o Urso de Ouro do festival de Berlim, será também distinguido com uma Berlinale Kamera, por ocasião da exibição de "Bellamy" também na secção Berlinale Special, a 08 de Fevereiro.
O mesmo galardão será também entregue a 09 de Fevereiro a Guenter Rohrbach, um dos produtores de cinema e televisão mais famosos da Alemanha, por ocasião da exibição de "Effi Briest", um filme em sua homenagem, realizado por Hermine Huntgeburth.
FA.
Lusa/fim

Sem comentários: