terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Júlio Resende mostra em "Traços de Mestre" nova colecção de azulejos

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - A exposição "Traços de Mestre", com oito novas colecções de azulejos criadas pelo artista Júlio Resende, inspiradas em estados de espírito e na vida quotidiana, é inaugurada quarta-feira na Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa.
Apresentadas anteriormente na Fundação Júlio Resende - Lugar do Desenho, em Gondomar, em Dezembro do ano passado, as novas criações do pintor incluem uma série com figuras humanas que revelam várias expressões faciais, plantas e animais, e ainda desenho livre.
As séries de azulejos intitulam-se "Fait-Divers", "Cor Concordância", "Cor Serenidade", "Cor Simpatia", "Tom Brisa", "Luz Ternura", e "Cor Suave".
As novas colecções de azulejos resultam de uma colaboração do artista com a Revigrés, empresa de cerâmica, iniciada em 2003 com a criação do painel com 800 metros quadrados para o Estádio do Dragão, inaugurado no ano seguinte para o Europeu de Futebol.
Criada em 1993, a Fundação Júlio Resende detém um espólio com cerca de dois mil desenhos reunidos ao longo da carreira do artista, nascido em 1917, no Porto, onde viria a estudar pintura na Escola Superior de Belas Artes.
Iniciou a carreira nos anos 30 e viria a ser um dos fundadores do Grupo dos Independentes, criado com o objectivo de dinamizar o panorama das artes plásticas em Portugal.
O seu trabalho encontra-se representado, entre outros, no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, no Museu Regional de Évora, no Museu de Ovar, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, no Museu de Arte Contemporânea, em Lisboa, e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
No estrangeiro possui obras no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Brasil, no Museu de Helsínquia, na Finlândia, no Museu de Aalesund Kunstforening, na Noruega, na Biblioteca Real Alberto I, em Bruxelas, no Gabinete de Estampas de Antuérpia, na sede da UNESCO, em Paris, e no Museu Marítimo de Macau.
A Fundação Júlio Resende é uma instituição privada com estatuto de utilidade pública, que promove actividades culturais e pedagógicas.
A exposição "Traços de Mestre" estará patente até 28 de Fevereiro.
AG.

Sem comentários: