terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Festival IndieLisboa 2009 homenageia Werner Herzog e Jacques Nolot

Os realizadores Werner Herzog e Jacques Nolot vão ser homenageados na 6ª edição do Festival IndieLisboa com 36 curtas e longas-metragens de ficção e documentário, anunciou hoje a organização do certame dedicado ao cinema independente

Ambos estarão presentes no festival - que decorrerá entre 23 de Abril e 03 de Maio, em Lisboa - e os seus filmes serão exibidos na secção Herói Independente, que procura dar a conhecer ao público o cinema independente que fica habitualmente à margem dos circuitos comerciais em Portugal.
Organizado pela Zero em Comportamento, em co-produção com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, o IndieLisboa conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/Instituto do Cinema e Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, e do Programa MEDIA da União Europeia.
Numa retrospectiva inédita em Portugal, para dar a conhecer o conjunto da obra de Werner Herzog, serão exibidos alguns dos filmes que marcam o percurso do realizador alemão, entre outros, Aguirre, o Aventureiro (1972), Fitzcarraldo (1982) e O Enigma de Kasper Hauser (1974), num total de 26 obras.
Premiado nos principais festivais mundiais - Cannes, Berlim e Veneza - Werner Herzog, nascido em Munique, em 1942, é um dos nomes de referência do Novo Cinema Alemão, tal como Rainer Werner Fassbinder e Wim Wenders.
A programação dedicada a este realizador, que assinou mais de 40 filmes na área da ficção e do documentário ao longo de quase cinquenta anos, será comissariada por Grazia Paganelli, crítica de cinema italiana e actual programadora do Museu Nacional de Cinema de Turim.
As Edições 70 associam-se a esta homenagem do IndieLisboa lançando a versão portuguesa do livro Segni di Vita, Werner Herzog e il Cinema/Sinais da Vida, Werner Herzog e o Cinema) de Grazia Paganelli.
Pela primeira vez, no âmbito da homenagem a Jacques Nolot, será apresentada em Portugal uma selecção de dez obras representantivas do cineasta francês ao longo da sua carreira na área da ficção cinematográfica enquanto argumentista, realizador e actor.
As três longas-metragens que realizou - L’Arrière-pays (1997), La Chatte aux Deux Têtes (2002) e Avant que j’oublie (2007), este último filme exibido no IndieLisboa 2008 - revelam o carácter autobiográfico da sua obra, expondo uma juventude atribulada e a descoberta da homossexualidade.
Nascido em Marciac, França, em 1943, Jacques Nolot chegou a Paris como vendedor de legumes e frequentou um curso de expressão dramática onde conheceu André Techiné, um dos realizadores com quem veio a trabalhar como actor e argumentista em filmes como La Matiouette (1983) e J'embrasse Pas (1991).
A 6ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente incluirá duas novas secções sobre novas narrativas originais e questões relevantes da actualidade mundial.
Na edição de 2008, o festival recebeu cerca de 36.000 espectadores para ver 238 filmes - exibidos no Fórum Lisboa, Teatro Maria Matos e cinemas Londres e São Jorge - dos quais 23 foram estreia mundial.
Lusa/SOL

Sem comentários: