domingo, 23 de novembro de 2008

PR condecora Armando Jorge


O coreógrafo Armando Jorge vai ser condecorado sábado, no Teatro São Carlos, pelo Presidente da República, com o Grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada, revelou hoje fonte da Companhia Nacional de Bailado (CNB)

Lusa


De acordo com a mesma fonte da CNB, a condecoração deverá ser entregue no final do espectáculo de estreia do bailado clássico "O Quebra Nozes", que regressa ao Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) após 24 anos da estreia, com a mesma versão de Armando Jorge.

No âmbito da temporada da CNB 2008/09, o clássico regressa a este teatro com a actuação inédita ao vivo da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do coro do TNSC, parceiro na remontagem do espectáculo.

"Sinto-me muito honrado com esta condecoração", disse o coreógrafo à Agência Lusa a propósito da entrega pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, prevista para sábado à noite, na estreia, no São Carlos.

Para Armando Jorge - que iniciou os seus estudos de ballet no Círculo de Iniciação Coreográfica de Margarida de Abreu, em 1958 - a distinção "é importante como reconhecimento de um trabalho realizado como bailarino, coreógrafo e director artístico da CNB entre 1978 e 1993.

"Dediquei-me à companhia sempre na tentativa de fazer um bom serviço público. Fui afastado involuntariamente", lamentou, recordando a altura em que se insurgiu contra a separação da CNB do TNSC no início dos anos noventa.

O coreógrafo disse ainda que vai dedicar a condecoração aos artistas com quem trabalhou toda a vida: "Eles foram a minha família e a dança foi a minha paixão. A dança, como qualquer arte, só se faz por paixão", salientou.

Aluno de William Dollar no American Ballet Theatre, e de Daniel Seilier na pera de Paris, foi figura principal no Ballet Gulbenkian até 1975.

Foi o primeiro português a interpretar os grandes clássicos como "Giselle" no papel de Albrecht, "O Lago dos Cisnes" no papel de Siegfried, "Raymonda" no papel de Jean de Brien, e "O Quebra Nozes" no papel de Príncipe, e depois o repertório neo-clássico e moderno de coreógrafos de renome como Balanchine, Norman Waker e John Butler.

Além de director-fundador da CNB, organizou o Centro de Formação de Bailarinos desta companhia, na qual foram formados alguns dos mais destacados bailarinos portugueses.

"O Quebra Nozes" com coreografia de Armando Jorge, segundo o argumento de Marius Petipa, tem música de Tchaikovsky, cenografia e figurinos de Artur Casaes e desenho de luz de Pedro Martins.

Talvez o mais dançado de todos os grandes bailados clássico, foi originalmente apresentado no Teatro Mariinski de São Petersburgo, em 1892, e estreado em Portugal pela CNB em 1984, no TNSC.

"O Quebra Nozes" terá ainda apresentações nos dias 28 de Novembro, 05, 06 e 11 de Dezembro, pelas 21:00, e nos dias 23 e 29 de Novembro, e 07 e 13 de Dezembro às 16h00. Está previsto um espectáculo especial para as famílias a 30 de Novembro, pelas 16h00.

Sem comentários: